ANTONIO CARLOS LUA
Há 27 anos, o astrofísico, cientista planetário, cosmólogo e grande divulgador da ciência, Carl Sagan (1934-1996) – conhecido mundialmente pela série de televisão ‘Cosmos’ – lançou uma previsão extremamente acertada sobre o futuro, antecipando o auge das grandes tecnologias e da desinformação, temas que possuem hoje caráter universal. Escritor prolífico, Carl Sagan publicou, em 1995, o livro “O mundo assombrado pelos demônios”, na qual ele descreve a ciência como uma vela no escuro, abordando questões espirituais e até desmentidos sobre abduções alienígenas.
Mas, bem além desse tema, seu livro constrói uma defesa apaixonada da ciência, explicando como ela ajudou a iluminar muitos dos rincões mais sombrios do universo, mostrando como a busca pela paz e pela verdade era minada por dois velhos conhecidos da humanidade: a superstição e a pseudociência.
Hoje, passados 27 anos da publicação da obra, o que mais chama a atenção é uma passagem descritiva na qual Carl Sagan faz uma previsão sobre futuro com os impressionantes poderes nas mãos de poucos, com o homem perdendo a capacidade de estabelecer seus próprios objetivos, numa sociedade despótica, tirânica, repleta de divisão, confusão e a separação cada vez maior entre os mais ricos e os mais pobres, com lideranças autoritárias, baseadas no mínimo denominador comum.
Com sua grande sensibilidade e inteligência, Carl Sagan foi capaz de captar grande parte da essência das mudanças que se formaram nos tempos atuais numa premonição da sociedade moderna. Escutar as vozes do passado pode nos ajudar a refletir mais sobre o que se pode melhorar na sociedade atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário