Translate

domingo, 17 de maio de 2020

O jogo mortífero e a lógica da cova rasa

Antonio Carlos Lua

A curva ascendente de infectados e mortos com a Covid-19 mostra o jogo mortífero da política macabra contra os vulneráveis jogados hoje à própria sorte com a estúpida incompetência dolorosamente revelada na ingovernabilidade destrutiva de Bolsonaro, que equaciona os vivos e os mortos utilizando a sinistra lógica da cova rasa.

O país vive hoje um dos piores momentos da sua história, ao tornar-se evidente o sacrifício de vidas em prol do funcionamento de uma máquina fundada na desigualdade e na injustiça, quando um fascista aproveita-se de uma pandemia para minar as instituições e alimentar sua ânsia de poder.

Com um discurso em favor da morte e mil tensões em sequência, Bolsonaro vem adotando a política de avestruz num clima de apocalipse e de guerra santa fanatizada, com seus fantasmas espectrais provocando ruídos no próprio governo cuja queda está na ordem do dia.

O primeiro consenso que podemos extrair da pandemia é o fracasso e a negligência do Governo Federal, que ao incorporar a inércia e a indiferença norte-americana em relação à letalidade do novo coronavírus perdeu um tempo precioso que custou e custará dezenas de milhares de vidas.

Agora, a situação piorou. A descrença se transformou em ação política, convertendo a arrogante postura governista em verdadeiro desdém organizado contra a sociedade brasileira. 

A realidade se impõe e o caos se agrava no Brasil, que é a única Nação – com exceção da Bielorrússia – cuja autoridade máxima não só minimiza a força avassaladora do novo coronavírus, como também  defende que as mortes devem fazer parte da rotina do país, custe o que custar. 

Na verdade, Bolsonaro quer escolher quem vai sobreviver e quem vai morrer, com suas políticas de controle através da morte – a chamada necropolítica – com milhares de cidadãos submetidos a condições de vida que lhes conferem o estatuto de “mortos-vivos”. 

Com uma manifestação abertamente mortífera, Bolsonaro ensaia um salto para o abismo multiplicando polêmicas e disputas políticas vazias com a produção contínua de bodes expiatórios, valorizando rixas improdutivas em seus círculos de fanatismo e canalizando energia antissistêmica para a exposição da população à morte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário