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domingo, 26 de fevereiro de 2023

Invisibilidade, indiferença e aniquilamento


ANTONIO CARLOS LUA

A história do mundo é pródiga em transformar facínoras na espécie mais vulgar de heróis descobridores. Passados cinco séculos do descobrimento das Américas e, consequentemente, do Brasil, o testemunho de extermínio da população indígena vem sendo feito de geração em geração até os dias atuais. 

O processo de extermínio teve início com a colonização portuguesa das Américas, quando da implementação do cultivo da cana-de-açúcar na costa brasileira, ocasionando a redução das populações indígenas. 

Dos 2,5 milhões de povos indígenas que viviam na região que hoje compreende o Brasil na época da chegada de Cabral, menos de 10% sobreviveram até o ano 1600. 

A situação dos indígenas é dramática. Eles têm sido vítimas sistemáticas do crime de genocídio. Esta afirmativa não é uma mera especulação, mas um enquadramento jurídico que já está plenamente configurado. 

O crime de genocídio se configura justamente a partir da conduta intencional e deliberada de provocar a destruição no todo ou em parte de um grupo étnico, que é exatamente o que estabelece a Lei 2.889 de 1956 que – aprovada em 1948 pela ONU – teve sua redação baseada na convenção contra o genocídio. 

As penas relativas às condutas que se enquadram na tipificação do genocídio podem chegar a 30 anos de prisão. No atual governo brasileiro, vão se acumulando as evidências de condutas deliberadas que objetivam dizimar os povos originários.

As atrocidades que estão sendo perpetradas contra a população indígena é um imperativo ético em meio à barbárie que marca este momento tão triste da história brasileira, com o registro de graves violações aos direitos humanos.

Os autoproclamados donos da Lua


ANTONIO CARLOS LUA

O Instituto Adam Smith – grupo de lobby do Reino Unido que defende o livre mercado e as ideias liberais clássicas – publicou um documento oficial propondo a privatização da Lua para supostamente ajudar na eliminação da pobreza na Terra. 

De acordo com o Instituto, a Lua deve ser dividida em áreas e cedida a vários países para serem alugadas a empresas, impulsionando o turismo espacial, a exploração e as descobertas. Por enquanto, felizmente, o Tratado do Espaço Sideral, elaborado, em 1967, pelas Organização das Nações Unidas, proíbe países de se apropriarem do espaço, criando bases militares ou fazendo testes de armas. 

O Instituto Adam Smith, no entanto, defende que com mais países e empresas competindo mais do que nunca na corrida espacial, é vital que seja abordada, o mais rápido possível, a questão dos direitos de propriedade extraterrestre. 

Nessa mesma linha de velocidade, leis similares são introduzidas em Luxemburgo, Índia, China, Japão e Rússia para que seja permitida a privatização dos recursos extraterrestres. A NASA, por sua vez, vem também fazendo esforços para que empresas sejam autorizadas a fazer extração privada de recursos da Lua, permitindo que astronautas particulares visitem a Estação Espacial Internacional. 

Este ano, a primeira equipe totalmente privada de astronautas iniciou uma missão de uma semana na Lua, saudada como um “marco nos voos espaciais comerciais”. Da mesma forma, as empresas de sistemas aeroespaciais e transporte espacial ‘SpaceX’ e ‘Blue Origin’ lançaram seus próprios voos privados para o espaço. A ‘Space X’, por sinal já está olhando também para Marte, onde pretende instalar colônias humanas, criando uma civilização autossustentável. 

Em suma, os movimentos para a comercialização e a privatização do espaço estão se acelerando com grande intensidade. Assim, o turismo espacial, a mineração de asteroides e a internet a partir do espaço satelital não são mais ficção científica. 

Com isso, uma nova Guerra Fria está nascendo. A missão da ciência moderna não é mais revelar o segredo ou a essência oculta de algo, mas descobrir os tesouros ocultos que podem ser apropriados. Agora, além de descobrir o universo, temos que redescobrir novamente a Terra e protegê-la da lógica fatal dos novos exploradores do espaço ou dos autoproclamados ocupantes da Lua.

Como disse o filósofo, escritor e ativista político croata, Srecko Horvat, quanto mais sublime o universo parece, mais trágica se torna a destruição contemporânea do nosso planeta, com o homem se tornando cada vez mais provinciano. 

É por isso que o escritor e documentarista norte-americano, Douglas Rushkoff – observador dos inícios da Internet há mais de 25 anos, que vem pesquisando os efeitos da tecnologia na consciência humana –  chegou a sugerir que se pense a tecnologia digital como uma droga e os algoritmos como uma espécie de demonologia.

A conclusão é de que nossas previsões tiveram efeito contrário. Em um futuro próximo, os planetas ocupados servirão primeiro como bases para a extração de valiosos recursos que tornarão ainda mais ricos os mais ricos da Terra. 

As ameaças de um término por mãos humanas da Vida na Terra têm o seu princípio na ciência que criamos, e na tecnologia que aplica suas descobertas e se volta cada vez mais contra a sociedade e a natureza, por valores de eficácia e de interesse. 

Sobre isso, o padre Antônio Vieira, em 1652, no ‘Sermão de São Roque’, já alertava a humanidade dizendo “nesta máquina do mundo, entrando também nela o céu, as estrelas têm o seu curso ordenado, que não pervertem jamais; o sol tem seus limites e trópicos; fora dos quais não passa; o mar, com ser um monstro indômito, em chegando às areias, para; as árvores, onde as põem, não se mudam; os peixes contentam-se com o mar, as aves com o ar, os outros animais com a terra”. 

Há milhares de anos a história se mostra uma excelente pedagoga, mas parece que nada dela aprendemos. O futuro já começou, mas a serviço do passado. 

O mundo assombrado pelos demônios


ANTONIO CARLOS LUA

Há 27 anos, o astrofísico, cientista planetário, cosmólogo e grande divulgador da ciência, Carl Sagan (1934-1996) – conhecido mundialmente pela série de televisão ‘Cosmos’ – lançou uma previsão extremamente acertada sobre o futuro, antecipando o auge das grandes tecnologias e da desinformação, temas que possuem hoje caráter universal. Escritor prolífico, Carl Sagan publicou, em 1995, o livro “O mundo assombrado pelos demônios”, na qual ele descreve a ciência como uma vela no escuro, abordando questões espirituais e até desmentidos sobre abduções alienígenas.

Mas, bem além desse tema, seu livro constrói uma defesa apaixonada da ciência, explicando como ela ajudou a iluminar muitos dos rincões mais sombrios do universo, mostrando como a busca pela paz e pela verdade era minada por dois velhos conhecidos da humanidade: a superstição e a pseudociência.

Hoje, passados 27 anos da publicação da obra, o que mais chama a atenção é uma passagem descritiva na qual Carl Sagan faz uma previsão sobre futuro com os impressionantes poderes nas mãos de poucos, com o homem perdendo a capacidade de estabelecer seus próprios objetivos, numa sociedade despótica, tirânica, repleta de divisão, confusão e a separação cada vez maior entre os mais ricos e os mais pobres, com lideranças autoritárias, baseadas no mínimo denominador comum.

Com sua grande sensibilidade e inteligência, Carl Sagan foi capaz de captar grande parte da essência das mudanças que se formaram nos tempos atuais numa premonição da sociedade moderna. Escutar as vozes do passado pode nos ajudar a refletir mais sobre o que se pode melhorar na sociedade atual. 

Nosso pecado original

ANTONIO CARLOS LUA

A persistência da escravidão ou de condições análogas à escravidão constituem hoje um desafio para a humanidade. Uma multidão de escravos modernos, fracos, indefesos e marginalizados vive hoje de forma perigosa em quase todos os países do mundo.  

São quase 50 milhões de novos escravos, submetidos ao trabalho forçado em atividades degradantes, como ocorreu recentemente no Qatar, onde cerca de 15 mil escravos modernos morreram durante os preparativos para a Copa do Mundo, segundo dados da organização de direitos humanos ‘Anistia Internacional’, que denunciou condições desumanas de trabalho, alimentação insuficiente e de má qualidade, excesso de jornada com práticas da escravidão moderna na construção dos complexos esportivos para a competição futebolística mundial.

No mundo a Índia lidera o ranking com 7 milhões e 99 mil escravizados. Eles são invisíveis inseridos no contexto global de violações aos direitos humanos.  No Brasil são mais de 369 mil pessoas escravizadas ou em condições análogas à escravidão, conforme dados da Organização Internacional do Trabalho.

Mas, por que humanos escravizam outros humanos?  A mais antiga codificação de leis, o Código de Hamurábi, escrito por volta de 1772 antes de Cristo, no Irã, já se referia à classe dos escravos. E assim ao longo de toda a história até os dias atuais.   

Uma questão que até hoje não é discutida é o fato de algumas cabeças mais brilhantes do Ocidente não terem se sentido desconfortáveis em terem escravos. Assim, Aristóteles, David Hume, Immanuel Kant, Friedrich Hegel e o próprio formulador da Declaração de Independência dos Estados Unidos, Thomas Jefferson também possuíam escravos.

O pesquisador jamaicano Orlando Perterson, professor em Harvard, disse que a escravidão existiu desde o início da história da humanidade nas sociedades mais primitivas e também nas mais avançadas. 

O Padre Antônio Vieira num engenho pregava aos escravos dizendo: ”Sois imitadores do Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante ao que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão”. 

Antonio Vieira defendeu a igualdade entre todos os homens, negros ou brancos, africanos ou europeus, condenando aqueles que escravizam e dizendo ainda que “negro” ou “branco” é parte da linguagem imperfeita da Terra.

Mesmo com todo o trabalho em defesa dos negros, com tanta pregação, tanta missiva, tanta diligência pela educação e liberdade dos escravos, alguns historiadores volta e meia fazem uso da estupidez para acusar o Padre Antonio Vieira de concordar com a escravatura num elementar e incompreendido anacronismo histórico para encobrir o mal feito noutras épocas.

Dizer que o Padre Antonio Vieira era escravagista é como dizer que era a favor da morte de Cristo. Ele louvou o modo como Cristo se portou numa situação injusta e exorta quem a vive a portar-se da mesma forma. 

Se continuarmos não abraçando o outro como igual, não haverá futuro para o nosso tipo de civilização. Quem não entende essa verdade elementar não entenderá o passado e o que condicionava e motivava as pessoas que nele viveram. 

Não sentir os outros como nossos semelhantes e não ter empatia para com eles é o nosso pecado original, sendo esta a razão da escravidão de ontem e de hoje. 

Pacto republicano


ANTONIO CARLOS LUA 

Após persistentes e reiteradas tentativas para colocar nossa Pátria nas sombras do atraso e do permanente subdesenvolvimento, chegamos ao ano de 2023 com a ideia de uma verdadeira renascença nacional com a refundação da República para permitir que a Nação brasileira possa, de fato, libertar-se das amarras do passado e buscar, finalmente, seu merecido lugar em um promissor futuro de paz e prosperidade. 

A uma só voz – vale dizer, a voz do povo, senhor absoluto de seu destino – o
s Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, harmonicamente e de mãos dadas, assumem, por conseguinte, não somente o inarredável compromisso, mas também – dito de maneira mais categórica – a inafastável missão de fazer cumprir o destino manifesto de nossa Nação. 

Nesse novo Brasil, não há mais espaço para a permanência do desleixo, da manutenção do caos administrativo, da prevalência da incompetência manifesta, da ousadia da ditadura do crime organizado e, igualmente, da perniciosa forma nada republicana de gestão da coisa pública. 

Nesse contexto, é mister a plena consciência de que o discurso de ódio, o negacionismo, a arrogância – notadamente a de matiz institucionalizada – vinham corroendo os alicerces estatais, ameaçando o valor supremo da democracia, bem como a própria existência do Estado Democrático de Direito.

Agora, a celebração de um novo e amplo pacto republicano enseja uma espécie de reconstrução patriótica a envolver, de modo harmonioso, respeitoso, colaborativo e articulado os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, cujas independências institucionais funcionarão como fator de união. 

Afinal, a perfeita integração entre as instituições constitui um objetivo a ser permanentemente trilhado para termos um Estado forte e coeso com a imprescindível conjugação de esforços para vencer o ignóbil descompromisso com a democracia, despertando um sentimento de nacionalidade e pertencimento a ser vivenciado pelo Povo brasileiro. 

Cabe ressaltar que juntos somos fortes e o diálogo entre as instituições da República significa todas caminharem juntos, ainda que, cada uma com a sua identidade, pluralidade de funções e o seu respectivo conjunto de atribuições sempre com unidade de propósito e com os olhos voltados exclusivamente para o bem comum da Nação. 

Com isso, poderemos desfrutar da paz e harmonia, da plenitude da democracia, com absoluta observância aos ditames previstos na Constituição Federal para restaurar e reedificar a ordem política.

Tirem as mãos da Àfrica!


ANTONIO CARLOS LUA

Os minérios de sangue, fonte de renda de milícias que agem criminosamente na África, eram – até a primeira visita do Papa Francisco ao continente – um assunto praticamente ignorado no mundo, mesmo com guerras civis atingindo níveis de crueldade extrema, principalmente na República Democrática do Congo, onde o Pontífice fez, nos últimos dias, uma visita profética. 

Falharam-lhe as pernas, mas não a vontade de conversar, mesmo numa cadeira de rodas, com as vítimas da guerra e da injustiça na quadragésima viagem à África no seu pontificado. Suas intervenções no continente africano – como todos que o conhecem já esperavam – foram claras e incisivas. Tocou em pontos nevrálgicos como era necessário e urgente. Tudo foi cirúrgico: os encontros, as intervenções e as celebrações com os africanos.

Ele usou os diamantes como imagem para falar do melhor e do pior que marcam o dia a dia da população num continente riquíssimo onde as pedras preciosas de carbono, ouro, diamantes, coltan e outras riquezas minerais estão na origem de todas as tragédias que afetam hoje os africanos. 

“Tirem as mãos da Àfrica! Os africanos têm de ser os protagonistas do seu destino!” Não podemos habituar-nos ao sangue que, há décadas, corre no continente africano, ceifando milhões de vidas! Parem de sufocar a África! Este continente não é uma mina para explorar, nem uma terra para saquear! Que a África seja protagonista do seu destino!”, assinalou, de forma enfática, o Papa Francisco.

Essa talvez tenha sido a mais radical afirmação do Pontífice num continente atormentado por guerras sangrentas, padecendo com as mais variadas formas de exploração com o veneno da ganância tornando os seus diamantes ensanguentados, ceifando milhões de vidas, exigindo um necessário recomeço social, corajoso e inclusivo.

Atormentada pela guerra, a África continua a padecer com conflitos, migrações forçadas e terríveis formas de exploração, indignas do ser humano, como disse o Papa Francisco usando como imagem simbólica o diamante. Seu périplo no continente africano começou na República Democrática do Congo (antigo Zaire), chegando depois no Sudão do Sul, jovem nação que se tornou independente em 2011. 

Na África, Francisco mostrou que não perde a marca missionária que a condição de padre jesuíta lhe confere, provando que a missão católica não é proselitista e anuncia o Evangelho segundo a cultura de cada lugar, dando a sua contribuição para a paz, sendo esta a finalidade essencial que anima a Igreja Católica no diálogo ecumênico e inter-religioso com o judaísmo, com o islamismo e com todas as correntes do cristianismo.

Em suma, uma viagem à África na qual o bispo de Roma sintetiza um propósito missionário, juntamente com as denúncias de situações de injustiça que aquela região do mundo vive, fazendo um novo apelo à comunidade internacional sobre os problemas dos africanos, significa a continuidade da pregação papal em favor da paz num contexto de múltiplas situações de violência, confrontos políticos derivados de disputas econômicas. 

Munido pelo melhor de suas habilidades diplomáticas, o Papa cumpre na África a sua missão de pregar a paz num espinheiro de violência. "Deponham esses instrumentos de morte! Armem-se, em vez disso, com a justiça, o amor e a misericórdia, autênticas garantias de paz! “, enfatizou o Pontífice, dirigindo-se às autoridades políticas dos países em guerra no continente africano.

Dorothy Stang: Uma missionária de rara coragem cristã

ANTONIO CARLOS LUA

Uma cruz está erguida no local onde a religiosa missionária da Congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur, Dorothy Stang, foi assassinada, em 12 de fevereiro de 2005, nas proximidades do município de Anapu, no Estado do Pará. Arquetipicamente alegre, sorridente e fraterna, Dorothy Stang tinha uma rara coragem cristã. 

Ela passou quase 40 anos no Brasil trabalhando como defensora dos indígenas e da floresta tropical, mergulhando nas culturas das famílias ampliadas que ela se dispôs a servir como missionária católica, na mesma linha de outras missionárias da congregação Notre Dame de Namur que morreram em guerras e levantes como baluartes da fé comprometida com a justiça.

Dorothy Stang nasceu em 1931, em Dayton, Ohio, Estados Unidos. Chegou ao Brasil na década de 1960. Desempenhou seu trabalho diretamente nas comunidades amazônicas, reconhecendo a realidade marcada pela desigualdade e pelas relações construídas pela exploração da floresta e das populações empobrecidas, indígenas, ribeirinhos e trabalhadores.

Nas terras de Anapu, na Amazônia, Dorothy Stang plantou em solo brasileiro a semente de um novo modo de pensar, de se relacionar com o mundo, com a construção de novos valores, partindo da perspectiva de que "Deus está em todas coisas" e caminha com os desfavorecidos. 

Muito antes de entrar no centro do debate da Igreja Católica com a encíclica publicada pelo Papa Francisco, ‘Laudato Si', as percepções religiosas de Dorothy Stang já apontavam a necessidade de uma mística associada com a ecologia. 

Ela acreditava que o divino está em todo o lugar e que Deus nos deu esta grande terra para ser compartilhada por todos nós. Dorothy Stang não construiu um legado apenas místico. Ela teve também na sua prática religiosa uma ação transformadora.

Ela soube conciliar a espiritualidade e a ação política. Dizia com firmeza e convicção que não iria fugir nem abandonar a luta dos trabalhadores desprotegidos no meio da floresta. Tudo que ela tentou estabelecer foi o desenvolvimento integral dos povos da floresta na relação do homem com a natureza, trazendo para a prática a Teologia da Libertação em pleno Século XXI. 

Dorothy Stang foi vítima daquilo que enfrentava: a exploração da terra e dos pobres em favor do lucro e da ganância de poucos. O seu legado ainda brota e se constitui como inspiração para o ponto de inflexão que se encontra a Igreja e todo o mundo. Ela está viva na memória de quem continua lutando em defesa da Amazônia, sendo um símbolo de novos caminhos num legado posto em pauta através do processo sinodal.